quarta-feira, 24 de junho de 2020

Aula síncrona 25-06-2020

Caros alunos, terminamos as nossas aulas, pela minha primeira vez, em modo, ensino online. Fica a foto da turma no formato possível, só foi pena não estarem todos presentes.
Foi um ano em cheio, muito diferente do habitual. Espero que tenham gostado tanto quanto eu.
Desejo-vos as maiores felicidades e digo-vos que foi um gosto trabalhar convosco.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Aula do dia 18-06-2020

Caros alunos, deixo uma pequena aula sobre a aplicação de filtros no GIMP.

Deixo a imagem inicial e final. Não se esqueçam de fazer o mesmo na vossa para valorizar ainda mais o vosso trabalho!

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Aula síncrona 01-06-2020

Caros alunos, ainda não tinha deixado o registo da aula síncrona do dia 1 de junho. E como sinto que é importante aqui fica o registo. Foi mais uma sessão síncrona agradável, pois fiquei a saber que todos se encontram bem de saúde.

Aula síncrona 15-06-2020

Caros alunos, na última segunda-feira tivemos a última sessão síncrona obrigatória, terminaremos o ano letivo com uma sessão síncrona facultativa. Proponho ser no dia 24 de junho, quarta-feira, pois dia 25 estarei ao serviço o dia todo. Perto do dia combinaremos a melhor hora.
Para mim a última sessão foi a mais especial, pois uma maioria ligou as câmaras, por saber que findos estes dias continuamos todos bem de saúde e por a Tânia nos ter brindado com um momento musical, tocando concertina. Tivemos o prazer de ouvir o "Despacito". Além disso, também fiquei contente por ter os alunos mais participativos.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Criação de um Wallpaper

Caros alunos nesta aula devem:

  • Criar um wallpaper para a disciplina de API ou para a Escola Secundária de Fafe.

Caso algum alunos queira fazer para outra propósito, peço apenas que me perguntem a opinião.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Atividade referente ao dia 27-05-2020

Caros alunos, nesta aula devem:

  • Aplicar algumas das correções de cor feitas nesta aula numa fotografia ao vosso gosto.

Open day

Caros alunos, como continuamos confinados, se quiserem experimentar o Open Day do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, podem inscrever-se aqui.
Se quiserem experimentar a Feira Virtual da FCT-UNL, cliquem aqui.

Podem sempre procurar outros eventos deste género na universidade que pretendem ingressar.

Cumprimentos,

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Atividade referente ao dia 21-05-2020

Caros alunos, nesta aula devem:

  • Criar um cartão de visita com os dois lados.

Podem usar uma fotografia vossa, como podem usar um logótipo/forma. A fotografia pode ser original ou tratada com algum filtro. Soltem a vossa criatividade.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Atividade referente ao dia 20-05-2020

Caros alunos, nesta aula devem:

Preencher o porta-lápis com objetos de escritório, como canetas, lápis, tesoura, régua, ...
Devem também personalizar o exterior ao vosso gosto.

terça-feira, 19 de maio de 2020

Manual do Gimp

Caros alunos deixo-vos o manual oficial do programa Gimp. Podem consultá-lo aqui.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Inspiring Future - Feira Virtual de Ensino Superior

Caros alunos, são sei se conhecem a associação juvenil "Inspirar o futuro". Têm uma equipa super dinâmica que ajuda os alunos em tudo o que diz respeito quanto ao acesso ao ensino superior.
Acompanho-os nas redes sociais e lembrei-me de vós. Além de terem artigos com informação importante para alunos que vão concorrer ao ensino superior, vão realizar uma feira virtual de ensino superior no dia 20 de maio, apenas têm de se inscrever. Deixo o site para os interessados:

Cumprimentos,

Aula síncrona 18-05-2020

Caros alunos, hoje tivemos uma aula síncrona, foi bom saber que todos se encontram bem. Hoje voltamos a fazer um ponto da situação e acertamos pormenores no nosso ensino à distância.
Como na última sessão, escolhi 2 blogs da turma que se têm destacado: 

https://atequesaogiros.blogspot.com/ do Tomás Barros -> Convido todos a lerem as mensagens do Tomás, pois são dignas de um escritor super criativo e divertido. Os trabalhos realizados têm sido de excelência.

https://tiago-info-api-b-19-20.blogspot.com/ do Tiago Lopes -> Convido a todos visitar o blog simples, mas agradável do Tiago e ver os seus trabalhos no Gimp, destaco o empratamento e o a foto-montagem.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atividade referente ao dia 14-05-2020

Caros alunos, nesta aula devem escolher uma imagem vossa ou uma a vosso gosto e fazer uma montagem, colocando-a noutro lugar. Esse lugar deve ser em Portugal, para também nós darmos a conhecer o nosso país.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Logótipo da escola

Caros alunos deixo nesta mensagem um logótipo da escola com uma resolução maior, deixo o logótipo com um pequeno contorno branco e um favicon, caso queiram usá-lo como ícone de janela do vosso blog.

#euficoemportugal

Caros alunos, estou muito contente com o vosso empenho na realização das várias atividades. Muitos de vós têm-se destacado pela qualidade com que empregam em cada imagem. Além disso, tem dado gosto ler os vossos post (mensagens), começam a criar uma história com os vossos seguidores. Com isto têm melhorado imenso a vossa comunicação.
Hoje decidi partilhar uma notícia convosco, a Associação de Bloggers de Viagem Portugueses vai espalhar por portugal 46 bloggers. Estes bloggers, habituados a explorar o mundo, vão partir à (re)descoberta de Portugal depois do confinamento, numa ação concertada. #euficoemportugal será a hashtag usada para dar a conhecer o trabalho deles.

Atividade referente ao dia 13-05-2020

Caros alunos, nesta aula devem:

  • Retirar objetos de uma imagem;
  • Empratar uma comida a vosso gosto. Tanto podem ser ingredientes a vosso gosto, como ingredientes saudáveis, como ingredientes para uma quarentena saudável :)

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Atividade referente ao dia 06-05-2020

Caros alunos nesta aula devem:

  • Alterar a cor dos olhos;
  • Pintar os lábios.
Podem usar a imagem que deixo aqui, como podem usar uma ao vosso gosto. Devem é publicar a imagem inicial e imagem final.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Blogs

Caros alunos de API do 12ºG, este blog é dirigido a todos vós que se encontram em quarentena, tal como eu. Este blog será mais uma forma de comunicação convosco, relativamente a conteúdos multimédia e um ponto de encontro entre todos.
A mensagem de hoje no blog é dirigida a alguns blogs que vos aconselho. Alguns deles são seguidos por mim diariamente.

Blog criada por uma colega minha da Escola Secundária Francisco de Holanda, ela professora de Geografia e o seu marido, professor de Física, criaram um blog de viagens. Eles têm uma filosofia de vida virada para as viagens. Basicamente, eles vivem para viajar. Como estamos todos "presos" em casa, sabem sempre bem, conhecer outros locais sem sair de casa. Visitem.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Apresentação

Olá a todos, o meu nome é Rui Barreiro, sou professor de Informática no Agrupamento de Escolas de Fafe, leciono a disciplina de Aplicações Informáticas às turma G do 12ºAno e a disciplina de Programação e Sistemas de Informação do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, 10ºN.
Sou também Diretor de Curso do Curso Profissional TGPSI.